Zeitgeist


Zeitgeist (“espírito do tempo”, em alemão) expressa o saber e a cultura de uma época. Podemos dizer que é tudo que vemos e sentimos hoje, o que é muito diferente da realidade de nossos avôs e com certeza será muito diferente no mundo de nossos netos.

O Movimento Zeitgeist propõe, então, uma atualização do nosso mundo, para estes conhecimentos já adquiridos.

 

Veja nas palavras de Silvio Furtado, coordenador nacional do movimento:

Em 2007, um produtor de filmes independente de Nova Yorque resolve compilar seus estudos sobre mitologia e manipulação mental das massas em um só filme que chamou de Zeitgeist – The movie. Um filme muito polêmico que recebeu grandes premiações de importantes concursos de filmes independentes. Após receber o prêmio do Artvist Festival, o filme Zeitgeist – The Movie começou a receber atenção especial de muitas pessoas e estas queriam conhecer o criador, Peter Joseph. Dentre estas pessoas estava Jacque Fresco e Roxanne Meadows, que entraram em contato com Peter Joseph e marcaram de se conhecer.

Peter Joseph após conhecer a proposta de sociedade de Jacque, o Projeto Venus, não teve dúvidas que havia achado o propósito que iria guia sua vida pelos próximos anos. Peter tratou de lançar um novo filme em 2008 chamado Zeitgeist Addendum com um conteúdo que era justamente explicações sobre como funciona o sistema vigente. Porém, o Zeitgeist Addendum agora continha uma parte especialmente dedicada a mostrar o Projeto Venus como uma proposta alternativa de como o mundo poderia ser, ao contrario do sistema falho que temos.

O filme foi um sucesso novamente. Ganhou vários prêmios e rapidamente atingiu a marca de 50 milhões de exibições no mundo, um marco digno de superprodução hollywoodiana. Finalmente, o Projeto Venus começou a ser conhecido no mundo inteiro, e Peter Joseph também.

[…]

O Movimento Zeitgeist passa a ser o braço ativista do Projeto Venus, funcionando como um grupo organizado que busca educar e conscientizar a humanidade a respeito da importância do Projeto Venus. Através de uma abordagem inteligente e estratégica, o Movimento Zeitgeist busca atingir estas metas da forma mais eficiente possível.

Tudo no Zeitgeist é voluntário, pois não acreditamos no incentivo do dinheiro […]. Nossa abordagem é puramente educativa […].

Somos absolutamente pacíficos, não acreditamos na violência ou guerra. Sabemos que todos os seres humanos buscam as mesmas coisas universalmente, tais como saúde, segurança, felicidade, paz e sustentabilidade. Queremos mostrar que estas metas não são meros sonhos.

[…]

Lado a lado, Zeitgeist e Projeto Venus buscam através da conscientização e educação causar a evolução moral e intelectual da humanidade, preparando o mundo da melhor maneira para receber o futuro, que esperamos ser glorioso.”

Mas então, como transformar nossa realidade em algo melhor ? Pare de fornecer suporte! Não contribua com este sistema ; distribua informação e conscientize pessoas. Fácil não?

Gostaria de saber mais?

Então conheça no youtube os documentários Zeitgeist, The Movie e Zeitgeist Addendum ou baixe-os do site, conheça o website do movimento e comece a entrar em contato com este novo e polêmico zeitgeist.

Abaixo uma pequena motivação para vocês.

 

Obs: Gostaria de agradecer a contribuição do também ativista Paulo Gomes e avisar a todos que estaremos a disposição para qualquer dúvida.

Vinícius Koehler

3 Respostas para “Zeitgeist

  1. eSSE BLOG E MUITO BOM ….GOSTEI

  2. bruno jose alves

    concordo em grande parte com o que o autor que deu início a esse movimento zeitgeist fala. Com a ressalva de que esse pensamento crítico e com uma visão diferenciada das coisas não iniciou nele, mas já acompanha os grandes pensadores há milhares de anos. O meu grande questionamento é: o que se conseguiu até agora? desde a publicação do material em 2007? o que realmente podemos fazer? acreditar num ser invísivel que tudo sabe, tudo ver e tudo pode é fácil dismistificar isso, pelo menos nas mentes dos pensadores, mas quanto ao consumo? como posso me desvencilhar do consumismo? e ao mesmo tempo acabo por alimentar esse vício frenético e de um jeito ou de outro todos nós pagamos tributos que chegam até 60 por cento de tudo que consumimos, então pra não alimentar esse sistema nefasto, só se voltarsemos a agricultura rudimentar de subexistência e longe da mídia o que é muito difícil. Eu ainda não consigo ver como melhorar isso. Parece-me mais uma conversa de bar que instrui e descarregamos os nossos desapontamentos e não pra nada a mais de adquirir conhecimento e abrir a mente. Para mudarmos, temos que chegar ao poder e nos juntarmos com outros com poder também num só pensamento para tentarmos mudar alguma coisa enquanto isso, é só conversa de bar.

    • Comentário mais que relevante Bruno. Eu mesmo me pergunto por vezes o que temos de resultados e potencialidades reais vindas do Zeitgeist. Acredito que o Zeitgeist tem muito mais a ver com inspirar e motivar as pessoas do que aglutinar ativistas e liderar um movimento (embora o movimento exista, vide http://www.mzbr.com.br). De qualquer forma, não é por sua possível ineficiência quanto à mudança do mundo que conhecemos que acho que toda a idéia deva ser descartada. Obrigado pelas idéias e, se puder ser um pouquinho “entrão”, convido-lhe a conhecer meu outro blog http://inaturebrasil.com, que dentro em breve se configurará em uma alternativa de maior “ação” por assim dizer. Até breve.

Deixe um comentário